A aquisição de um imóvel próprio está entre os principais objetivos financeiros de muitas pessoas. Se você é uma delas, provavelmente busca nesse negócio a segurança de colocar o seu dinheiro em algo sólido e com riscos bastante baixos, além de proteger seu patrimônio contra os efeitos da inflação.

Talvez o primeiro pensamento de muitos seja adquirir uma casa ou apartamento para morar, mas você sabia que fazer dos imóveis um investimento também pode ser uma ótima oportunidade para obter uma fonte de renda extra?

Neste post, vamos mostrar como investir em imóveis de diversas maneiras, transformando as suas propriedades em verdadeiros ativos e aumentando o seu patrimônio. Independentemente do seu perfil, aqui você encontrará algo perfeitamente adequado às suas necessidades. Confira!

1. Terrenos

Terrenos são conhecidos como grandes geradores de riqueza. Eles costumam valorizar de maneira rápida, podendo ser vendidos por quantias bem maiores do que quando foram adquiridos. Isso traz a chance de reinvestir o dinheiro.

2. Imóvel na planta

Novos empreendimentos imobiliários surgem a todo instante e, com eles, a possibilidade de adquirir um imóvel ainda na planta. Essa modalidade é disponibilizada pelas construtoras nas fases iniciais das obras, quando as unidades podem ser compradas por valores mais acessíveis do que quando estiverem concluídas.

Com isso, vários investidores adquirem esse tipo de propriedade para revendê-las quando estiverem prontas para serem ocupadas. Também é possível negociar o imóvel na planta antes mesmo desse prazo, já que a propriedade se valoriza conforme o andamento das obras — representando uma oportunidade de ganhos realmente interessante.

3. Imóvel usado

Enquanto tanta gente procura um imóvel novo em folha para morar, você pode encontrar verdadeiras relíquias se souber garimpar. Afinal de contas, não são raros os casos de imóveis usados que necessitam apenas de algumas reformas para se tornarem desejados por muitos compradores.

Fazendo a escolha certa, um imóvel usado pode ser lapidado e vendido por um valor muito maior em um curto prazo de tempo. Existem milhares de casas e apartamentos usados disponíveis em imobiliárias de todo o país. Tenha um pouco de paciência e perseverança ao pesquisar, pois você pode se dar muito bem!

4. Imóveis comerciais

Os imóveis comerciais também podem ser excelentes alternativas para investir no mercado imobiliário.

O negócio pode ser ainda mais interessante para quem puder fazer esse investimento em momentos de crise, já que o valor desse tipo de imóvel cai consideravelmente nesses períodos. No entanto, é preciso levar em conta que a liquidez desse negócio pode ser baixa, pois costuma cair bastante a procura por parte de empresas e indústrias que poderiam ocupar esses espaços.

Por outro lado, existem diversos segmentos comerciais que resistem melhor à queda na economia, dando ótimas pistas de como e onde investir. Ou seja, você precisa escolher imóveis bem-localizados que possam abrigar serviços essenciais, como mercados, padarias e farmácias.

Outra vantagem é a duração dos contratos: em geral, enquanto os imóveis residenciais costumam ser alugados por dois anos em média, os comerciais ficam entre cinco e dez anos. Isso representa mais segurança para o proprietário, que terá garantido o retorno sobre seu imóvel durante o tempo acordado.

5. Imóveis que mudam de categoria

Uma característica do mercado imobiliário é que, por diversas razões, muitos imóveis acabam perdendo a atratividade para o seu propósito inicial. Essa situação faz com que eles se tornem subutilizados, abrindo a possibilidade de mudá-los de categoria para atrair novamente interessados em uma negociação.

Quando estão nessa situação, esses imóveis podem ser adquiridos por valores abaixo da média de mercado, mostrando-se uma ótima oportunidade para quem quer fazer deles um investimento. Pense em uma residência que tem dificuldade em ser alugada por estar em um local que se tornou muito movimentado, por exemplo.

E então, qual das modalidades de investimento em imóveis é a sua preferida da lista?